15ª Semana Nacional de Museus

 


por Rômulo Porthos Carta Maio | 15/05/2017

Integrado na Semana Nacional de Museus teremos várias atividades como palestras, oficinas, visitas mediadas dentre outras. Veja mais na programação.

Objetivo

Promover ações que  fomentem a relação do museu com setores educacionais, culturais, turísticos e principalmente  com a comunidade.

Programação

15/05 – Museus e o Turismo Cultural
Tarde
13:00 – Credenciamento
13:30 - Recepção para os agentes de turismo no auditório do museu;
14:15 – Palestra “Museus: a cultura como entretenimento ou transformação social?”;
Prof. Luciano Tricárico – Objetivo: Discutir os benefícios e potencialidades do turismo cultural.
15:00 - Visita mediada à exposição do museu;
16:00 – Coffebreak;
16:30 – Encerramento com a apresentação dos produtos educativos e turísticos do Museu Oceanográfico Univali destacando as potencialidades turísticas e educativas do Museu Oceanográfico

18/05
Noite
18:30h - Lançamento do livro “Criancices” - Autor: André Soltau – Curso de Licenciatura em História da Univali
19:00h - Painel: “Lugares para imaginar: a mediação cultural no museu”
Ministrantes: Profª Msc. Aline Amaral de Freitas (UNIVALI)
19:45h – Painel: “Histórias Controversas: Dizer o Indizível nos Museus”
Ministrantes: Profª Drª Daniela Tomio (FURB) e Profº Msc. André Soltau (UNIVALI)
20:30h – visitação na exposição até as 22h SOMENTE para os inscritos nos painéis/palestras.

19/05
Noite
19:00h – Palestra “O dito pelo não dito: subjetividade reproduzida nas ações museais” -Darlan Cordeiro – Arqueólogo do Museu Etnoarqueológico de Itajaí
Painel: Museu Etnoarqueológico de Itajaí - MUSEARQ

19:45 – Professor Jules Soto – Curador Geral do Museu Oceanográfico Univali.
Painel: Acervo, Sociedade e Estado: o papel mediador do curador frente a estes atores.
20:30h – visitação na exposição até as 22h SOMENTE para os inscritos nos painéis/palestras.

Ministrantes

Prof Dr. Luciano Tricárico - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP 1999), parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2008). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (curso de graduação de arquitetura e urbanismo, engenharia civil, turismo e hotelaria; tecnólogo em design de interiores; especialização em design de interiores; programa de pós-graduação em Turismo e Hotelaria e disciplina do Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas - Arquitetura brasileira). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Paisagem e Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanização em São Paulo, cultura, patrimônio, paisagismo e arquitetura. Comendador por mérito social acadêmico concedido pela Associação Brasileira de Liderança (2015).

Darlan Pereira Cordeiro - É graduado em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá. É especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UNIVALI. É arqueólogo da Fundação Genésio Miranda Lins/Prefeitura de Itajaí desde 2003 e ocupa o cargo de Superintendente da mesma Fundação desde 2009. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pré-História, e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, patrimônio cultural, educação patrimonial, museologia e meio ambiente.

Prof. André Soltau – Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular- modalidade à distância- do Núcleo de Licenciaturas e professor titular na modalidade presencial no curso de Fotografia, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI-SC; Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história e imagens. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente com estudo da cultura contemporânea.

Profª Daniela Tomio – Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Mestre em Educação, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Docente pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau, nos cursos de Pós-graduação Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática; na graduação e especialização na área Educação, Ciência e Pesquisa. Trabalha na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Coordenadora do Sub-projeto PIBID Biologia. Atua e pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Contextos de atuação e formação docente na Educação Básica e Educação Científica.

Profª Msc. Aline Amaral de Freitas – Mestre em Educação, pós-graduada a nível de especialização em História Cultural pela Claretiano, pós-graduada a nível de especialização em Museografia e Patrimônio Cultural pela Claretiano, Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Itajaí PARFOR-CAPES-MEC (2013). Atualmente atua no Departamento de Educação do Museu Oceanográfico Univali. Tem experiência na área de educação, área pedagógica em ensino e aprendizagem, ensino de arte e mediações culturais em espaços formais e não formais de ensino e educação em museus.

Prof. Jules Soto –Celetista da Univali desde 1993. Graduado em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atualmente está com a matrícula trancada no doutorado em Zoologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Foi mentor, fundador e diretor presidente do Centro de Estudos Bio-Ecológicos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CEBECLIM); é mentor, fundador e curador geral do Museu Oceanográfico Univali (MOVI) e do Ecomuseu Univali (ECOU), ambos cadastrados no Sistema Brasileiro de Museus; mentor, fundador e diretor executivo do Instituto Cultural Soto (ICS); mentor, fundador e curador geral do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC); mentor, fundador e editor chefe da Editora Magna Quies e do periódico Mare Magnum; mentor, fundador e curador geral do Museu Paleontológico e Etnoarqueológico Gigantes do Passado (MUPE); coordenador do Centro de Estudos Antárticos da Univali (CEANTAR); consultor técnico do IBAMA/ICMBio para elasmobrânquios, aves marinhas e unidades de conservação; membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO); membro institucional do International Council of Museums (ICOM-UNESCO); membro do Natural History Committee (NATHIST-ICOM); membro da Species Survival Commission Shark Specialist Group (IUCN); sócio fundador honorário da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL). É consultor técnico ambiental classe 5.0 do Ministério do Meio Ambiente. Já efetuou visitas técnicas em 313 instituições de pesquisa, museus e unidades de conservação em 21 países e Antártica por 4 vezes. Possui experiência em docência de curso superior, atua como consultor técnico na área de exploração de petróleo, gás e minério do fundo oceânico e é coordenador do Projeto Levantamento dos Recursos Vivos da Elevação de Rio Grande (LERG), apoiado pelo Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

Informações Adicionais

Data: 15/05/2017 – 21/05/2017
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Piçarras
Valor: Isento

Mais Informações

Responsável: Rômulo Porthos Carta Maio e Aline Amaral de Freitas
E-mail: Comunicacao.movi@univali.br/maio@univali.br
Telefone: (47) 3261-1403/3261-1402

  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade