Semana Acadêmica do CTTMar

por Claudia Becker Piazera | 26/06/2017

O evento congrega uma série de atividades de cunho científico do CTTMar, incluindo palestras, cases, apresentação de trabalhos e projetos e ainda atividades culturais.
Oportuniza a troca de experiências; conhecer o que é produzido cientificamente nos demais cursos; assistir às apresentações dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica (TICT) do semestre; assistir a palestras sobre temas atuais e importantes para a área de atuação; assistir apresentações culturais diversas.

REI DA DERIVADA:
O conteúdo na área de matemática sempre gerou uma certa dificuldade nos processos de aprendizagem, seja pela sua complexidade, sendo  uma ciência abstrata, ou outro motivo, Mas além disso, pesqusiadores da área de ensino relatam ainda fatores psicológicos e pedagógicos que envolvem uma série de de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos para vencer estas dificuldades. Grande parte dos alunos do ensino médio e básico já apresentam esta deficiência, podendo citar os resultados do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, realizado bianualmente, onde apenas 9,3% dos alunos do ensino médio se encontraram adequados em matemática. São estes alunos que ingressam nos cursos de nivel superior nas áreas de exatas, como as engenharias e oceanografia. Da mesma forma, estas dificuldades são observdas nas disicplinas de cálculo e física dos primeiros anos da faculdade, gerando uma grande desmotivação, reprovação e desistência dos cursos.

Por outro lado, compreendendo que os alunos estão motivados para uma formação profissional independente das suas dificuldades, Ricardo Fragelli, professor de disciplians de cálculo da UnB desenvolveu a metodologia denominada Rei da Derivada  para "promover maior dinamismo às suas aulas", tendo como resultado um aumento na partiicpação discente, e consequentemente um maior aproveitamento e compreensão dos seus conteúdos. Após a vinda do professor duranta e Formação Continuada de Docentes em fevereiro de 2016, alguns professores se motivaram a aplicar algumas de suas metodologias aqui no CTTMar/UNIVALI.

Assim, em junho de 2016 foi realizado a Primeira Edição do Rei da Derivada na Univali , em novembro de 2016 ocorreu a Segunda Edição da competição e pretende-se novamente aplicar esta metodologia durante as atividades da Semana Acadêmica do CTTMar de junho de 2017 na tentativa de motivar os alunos a estudar e compreender um conteúdo de elevado grau de complexidade e dificuldade, mas de suma importância para a compreensão de conteudos específicos das áreas de ciências exatas: o cálculo diferencial ou a derivada.

Exposição de trabalhos: Geologia aplicada a Engenharia Civil
Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos do Curso de Engenharia Civil da UNIVALI compreendam a importância da Geologia na área da Construção Civil, desenvolvendo o interesse pelo tema e permitindo que possam identificar os diferentes tipos de rochas e suas aplicações. Além disto, visa proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar uma atividade de pesquisa bibliográfica, a elaboração de banners e a apresentação oral dos resultados obtidos.
Local: Piso Superior do Bloco D6

Troca de experiências entre alunos e professores;
Divulgação do conhecimento científico produzido no CTTMar;
Proceder às defesas dos TICTs desenvolvidos ao longo do semestre;
Promover palestras sobre temas atuais e importantes para a área de atuação do aluno.
Promover apresentações culturais.

REI DA DERIVADA:
- Divulgar técnica pedagógica que pode ser utilizada em sala de aula, ém qualquer área de ensino;.
- Integrar e socializar os acadêmicos de diversos cursos do CTTMar.
- Apresentar o cálculo de forma divertida e informal.
- Estimular os alunos a estudar cálculo

Edital competição ambiental TURE: Clique Aqui
Lista treino derivadas: Clique Aqui
Lista treino derivadas 2: CLique Aqui