Mestrado Acadêmico em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) é constituído pelo curso de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação.

Situado no campus de Itajaí, no litoral norte catarinense, o PPGE forma recursos humanos de alto nível de especialização desde 2001, com o curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Neste período, o programa contribuiu para a formação de alguns dos principais gestores e pesquisadores da Educação na região do Vale do Itajaí. Em dezembro de 2011, aprovou-se o curso de Doutorado em Educação, com o ingresso da primeira turma para o 1º semestre de 2012.

O PPGE objetiva que seus egressos sejam capazes de se engajar no desenvolvimento da Educação Brasileira, contribuindo para a excelência de culturas acadêmicas com eixo na produção científica e na melhoria das políticas e práticas educativas.

O Programa de Pós-Graduação em Educação possui um eixo curricular articulador focado nas Políticas Públicas e Práticas Educativas, o qual se propõe a identificar e caracterizar as principais políticas públicas de educação em vigência no país, analisando os princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas.

As linhas de pesquisa, que são ramificações mais específicas, se traduzem concretamente na produção de professores e alunos.

Esta estrutura organizada por eixo e linhas soma-se aos grupos de pesquisa, que atuam como braços mais operacionais do programa. Os grupos desenvolvem pesquisas – ligadas às dissertações ou mais amplas – vinculadas às áreas de atuação dos docentes, que se enquadram necessariamente em uma (ou mais) linha de pesquisa e, por conseguinte, a um eixo do PPGE. Os grupos de pesquisa, portanto, fazem as linhas de pesquisa funcionar, na medida em que abordam as temáticas de seus escopos.

O PPGE tem projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, FAPESC, FNMA, CYTED e Governo de Santa Catarina (Art. 171). O curso de Mestrado conta com cotas de bolsas de estudo da CAPES.

Descontos especiais são oferecidos a acadêmicos da graduação da Univali, respeitando a Resolução 012/CAS/11 de Desconto para Egresso e Resolução 009/CAS/11 da Bolsa Mérito Estudantil. Confira a seguir as resoluções.

O PPGE oferece a pesquisadores e discentes salas de aula amplas, bem iluminadas e ventiladas; gabinetes individuais de trabalho para os docentes; secretaria, sala de reunião; área de convivência; estações de trabalho com terminais de computador ligados à Internet, além de dispor da rede wireless.

O Programa fica no 4º andar no Setor F7 na Univali.

Objetivos

  • Identificar problemas sociais e cientificamente relevantes, problematizando os conhecimentos científicos;
  • Desenvolver pesquisas para responder a esses problemas, respeitando o rigor metodológico e os princípios éticos da ciência;
  • Socializar os conhecimentos no âmbito acadêmico e nas práticas escolares;
  • Inserir a pesquisa como princípio da prática docente, tanto em atividades de ensino como de extensão;
  • Contribuir para a definição de políticas públicas em educação que atendam às necessidades sociais;
  • Colaborar com os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil na proposição e na implementação de ações para a resolução de problemas na área das práticas educativas.

Processo Seletivo