Perguntas Frequentes

Interessados no Programa de Intercâmbio de Alunos

Quem pode participar?
Aluno regularmente matriculado, no momento da inscrição, no terceiro período de cursos de graduação da Univali, para o caso das licenciaturas e dos bacharelados, e no segundo período para o caso dos tecnólogos.
Como é o processo de seleção?
Você deve entregar na COAI o histórico escolar, que fornecerá a sua média geral. No próprio edital estará determinada a data da prova de idiomas, bem como a da entrevista. A sua seleção ou não no programa depende das notas que você obtiver.
A Univali me dá alguma bolsa?
A Univali o isenta do pagamento das mensalidades durante o período de intercâmbio. Através do seu convênio com a universidade de destino, ela possibilita a isenção do pagamento de mensalidades também na universidade de destino. Caso o aluno já receba uma bolsa da Univali, deverá desistir dela antes da próxima matrícula, quando o aluno receberá o status de intercambista no sistema da Univali. Você deve ficar atento aos processos de seleção de bolsas fornecidas pelo Santander, entre outras instituições.
Quais serão os meus gastos?
Além das passagens aéreas, seus gastos serão aqueles relativos à sua manutenção: alojamento, alimentação, transporte, livros, etc.
Qual seria o gasto médio por mês durante o período de intercâmbio?
Depende do país e, é claro, dos seus hábitos de consumo. Em Portugal, se você ficar na residência universitária (cujo preço é subsidiado), calcula-se um gasto médio de 350 a 400 euros/mês. Nos demais países, calcula-se um gasto médio de 450 a 500 euros/mês.
Quando começam as aulas?
No hemisfério norte, as aulas costumam iniciar em meados de setembro. No hemisfério sul, as datas são muito parecidas com as nossas. Cada universidade possui um calendário acadêmico próprio, informe-se.
Quando termina o semestre?
No hemisfério norte, o primeiro semestre termina no começo de fevereiro e o segundo, em finais de junho. No hemisfério sul, as datas são muito parecidas com as nossas. Cada universidade possui um calendário acadêmico próprio, informe-se.
Que tipo de alojamento existe na universidade de destino?
A maioria das universidades possui residências universitárias às quais os alunos da Univali têm acesso. No entanto, algumas não as possuem. Neste caso, caso o aluno opte por outro tipo de alojamento, as universidades costumam ter um setor que se encarrega de fornecer informações sobre o aluguel de apartamentos na cidade. No entanto, há que se considerar a possibilidade de se alojar em algum hotel ou albergue nas primeiras semanas até que encontre o local apropriado para se alojar. Você pode obter informações sobre Albergues da Juventude em www.albergues.com.br .
Quanto devo levar em dinheiro?
É recomendável levar algum dinheiro em espécie para a sua chegada no país de destino, para um lanche, táxi e outras despesas iniciais. Dependendo do país de destino, os agentes de imigração podem solicitar que o viajante comprove renda suficiente para se manter durante a estadia. Como os estudantes participantes do PIA ingressam no país de destino com visto de estudante, isto não costuma ser requerido, mas é recomendável informar-se junto ao Consulado. Para seus gastos diários no destino, é conveniente ter um cartão de crédito ou do tipo VISA Travel Money, que pode ser adquirido em casas de câmbio credenciadas pelo Banco Central. Cheques de viagem também são uma opção. Informe-se na agência do seu banco onde possui conta corrente sobre se há agências no país de destino e o custo de se manter uma conta no destino para fazer saques na conta no Brasil. Por outro lado, há a possibilidade de abrir uma conta no país onde irá residir. Embora cada nação tenha uma regra diferente, em geral, basta apresentar o passaporte e um comprovante de residência para abrir a conta. Na própria universidade costuma haver agências de bancos que podem abrir uma conta para você. A pior opção é não se planejar, ficar sem dinheiro e a família ter que enviar dinheiro do Brasil. É uma opção cara e pouco cômoda.
Que tipo de seguro devo fazer?
É imprescindível que você providencie um seguro para o período de permanência fora. Este seguro deverá estar de acordo com as especificações que o consulado correspondente solicitar e que pode variar de país para país. Aqueles que vão estudar em Portugal devem se informar sobre o acordo entre o INSS de ambos os países junto ao INSS em Florianópolis.
Que tipo de visto necessito?
Os participantes do PIA deverão sair do país com um visto de estudante correspondente ao período em que estarão estudando na universidade de destino. Para isso, é necessário que entre diretamente em contato com o consulado do país que atende ao Estado de Santa Catarina, para que lhe seja fornecida a lista atualizada dos documentos que deverão ser apresentados e se esclareçam as eventuais dúvidas. Não há uma lista única para todos os consulados e cada aluno deve consultar o consulado correspondente individualmente. A Univali não possui qualquer tipo de ingerência sobre os consulados e a obtenção do visto é de responsabilidade do aluno. Para obter o atestado de antecedentes criminais o estudante deve procurar a Secretaria de Segurança Pública de seu estado. Em alguns casos, como em São Paulo, há um serviço on-line para a emissão da certidão negativa de antecedentes criminais no seguinte endereço eletrônico: http://www2.ssp.sp.gov.br/atestado/ .
Como fazer para conseguir meu passaporte?
As informações sobre confecção de passaporte podem ser obtidas em www.dpf.gov.br. Caso já possua passaporte, fique atento a validade do mesmo.

Selecionados para o Programa de Intercâmbio de Alunos

Qual é a finalidade de ir ao cartório? Eu preciso autenticar o termo de compromisso?
O termo de Compromisso é um contrato assinado entre o aluno e o futuro intercambista. Conforme a orientação que damos durante as reuniões, a sua assinatura deve ser reconhecida no cartório.
Quando devo entregar o Termo de Compromisso?
Também conforme a orientação que obterá na reunião realizada após a aprovação no processo de seleção do PIA, você disporá de aproximadamente uma semana para entregar o Termo de Compromisso assinado com a firma reconhecida em cartório. Só a partir da entrega do Termo de Compromisso, o aluno é considerado aluno intercambista e seu nome é enviado à universidade de destino.
Meu seguro saúde tem que estar pronto para eu mandar a fotocópia do mesmo para a universidade?
As universidades costumam ser mais flexíveis quanto à apresentação do seguro de saúde. Portanto, você pode apresentar o seguro quando houver adquirido um para a solicitação de visto.
Qual é o endereço que devo colocar no Application Form a ser enviado à universidade de destino (UD)?
Você deve colocar um endereço permanente, onde possa receber correspondências durante o período de intercâmbio e estar seguro de que lhe repassarão o que for necessário. Por exemplo, o endereço da sua família.
Eu posso preencher o Application Form pelo computador?
Pode, desde que o entregue impresso e assinado na COAI. Para as candidaturas on line, você deve entregar cópia do comprovante.
Quais são as folhas do meu passaporte das quais eu tenho que tirar cópia?
Você deve tirar, além da página com o número e com a sua identificação, todas as demais páginas que tenham sido utilizadas (por exemplo, com carimbos de entrada e saída de outros países ou vistos).
Como encontro as disciplinas que posso cursar na universidade de destino?
Este é um exercício interessante. As disciplinas estão nas páginas das universidades de destino, mas muitos alunos desistem de procurar logo após entrar na página indicada. Seja persistente. Nem sempre você terá alguém para levantar informações por você.
A carta de aceitação demora muito?
A demora depende do tempo que você e seus colegas levam para entregar os documentos na COAI. Os formulários não são enviados para a universidade de destino até que todos os selecionados para aquela universidade tenham entregue seus documentos. Depende também dos trâmites internos no destino, já que a aceitação é dada por cada faculdade.

Interessados em Cursos de Pós-Graduação no Exterior

Como aluno de pós-graduação da Univali, posso participar do PIA?
O Programa de Intercâmbio de Alunos destina-se exclusivamente aos cursos de graduação. No entanto, alguns cursos de pós-graduação da Univali (especialização, mestrado e doutorado) realizam atividades acadêmicas no exterior. Para melhor conhecê-las, você deve entrar em contato diretamente com a coordenação do seu curso.
Posso contar com a Univali para fazer um curso de pós-graduação no exterior?
Sim, a CoAI reúne informações básicas sobre os cursos oferecidos pelas universidades conveniadas. Contudo, os convênios interinstitucionais que mantemos não garantem um processo diferenciado de admissão tampouco qualquer benefício para o pagamento das mensalidades ou anuidades escolares.
O diploma de pós-graduação obtido na universidade conveniada da Univali tem validade no Brasil?
Todos os títulos outorgados por universidades estrangeiras, mesmo daquelas conveniadas com instituições no Brasil, precisam, por lei, ser objeto de um processo de revalidação no País. A CoAI recomenda a você que, antes de se matricular no exterior, faça uma consulta apurada sobre a qualidade e a reputação do curso e da universidade estrangeira, de forma a evitar problemas de indeferimento do pedido de revalidação do título. Fontes de informações preliminares podem ser os sites de organismos como o Ministério das Relações Exteriores: http://www.portalconsular.mre.gov.br/retorno/revalidacao-de-diplomas e aquele da Capes: http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados