Prouni

Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em Instituições de Educação Superior Privadas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Poderá se candidatar ao ProUni o estudante que tiver participado do último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido a nota mínima de 450 pontos, na média das 5 (cinco) provas, estabelecida pelo MEC. É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação. A nota do ENEM é utilizada como critério para distribuição das bolsas de estudos; assim, os estudantes que obtiverem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição onde pretendem estudar.

O ENEM ocorre uma vez ao ano conforme cronograma do MEC. Para tal os interessados devem inscrever-se no site: http://enem.inep.gov.br. O candidato à bolsa não precisa prestar o vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, o aluno já matriculado também pode participar do Prouni, desde que tenha realizado e obtido a nota mínima exigida no último ENEM.

A Univali disponibiliza bolsas do ProUni integrais (100%) e parciais (50%), sendo que para a bolsa integral o candidato deve comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa e para a bolsa parcial renda familiar de até 3 (três) salários mínimos por pessoa.