Financiamento estudantil (Fies)

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

No 2º semestre de 2016 a distribuição das vagas seguirá os critérios específicos estabelecidos na Portaria n.º 9, de 29 de abril de 2016.

 

Observação:

    • A oferta de vagas respeitará a disponibilidade orçamentária e financeira do FIES

Processo Seletivo FIES:

O Processo Seletivo FIES está dividido em cinco etapas:

1ª Etapa: Inscrição no site Fies Seleção

No período de 24 a 29 de junho de 2016, os estudantes deverão acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

2ª Etapa: Inscrição no SisFies

O resultado dos alunos pré-selecionados da chamada única será divulgado no dia 30 de junho, nos seguintes endereços eletrônicos: http://fiesselecao.mec.gov.br, http://sisfiesportal.mec.gov.br, ou ainda, na Central de Atendimento do MEC, por meio do número telefônico 0800 616161.

O estudante pré-selecionado no FIES que não efetuou a sua matricula em 2016/2 deve comparecer na Univali - secretaria do seu respectivo curso - com os documentos para a efetivação da matricula até 14/07/2016.
 
Documentos para realização da matrícula:
  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade (conforme o nome completo da certidão de nascimento ou de casamento);
  • Fotocópia do título de eleitor e o comprovante da última votação;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do Certificado de Reservista (ou documento que comprove quitação com o Serviço Militar);
  • Diploma ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio (fotocópia e original);
  • Histórico Escolar de Ensino Médio (fotocópia e original);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante do Atestado de Vacina contra rubéola para mulheres de 12 a 40 anos (Lei 10.196, de 24/07/96);
  • Comprovante de residência.
A inscrição no SisFies está condicionada a inscrição na primeira etapa (Fies Seleção).Os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão realizar nova inscrição no SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br) a partir do dia 15 de julho.

3ª Etapa: Agendamento

Após a conclusão da inscrição no SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br), o estudante deverá realizar o agendamento para entrevista com análise documental junto à CPSA da Univali no portal do aluno. Acesse o link “Agendamento” e verifique o manual para realização do agendamento FIES.

4ª Etapa: Comparecimento à CPSA

Após a conclusão da inscrição no SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br), o estudante terá 5 dias (estabelecido pelo MEC)  para comparecer à CPSA da Univali para entrevista com análise documental, a fim de que sejam verificadas as informações prestadas nas fichas de inscrições.

5ª Comparecimento ao Agente Financeiro

Após comparecimento à CPSA, o estudante terá 15 dias (estabelecido pelo MEC) para comparecer ao Agente Financeiro para entrevista com análise documental, a fim de que sejam verificadas as informações prestadas nas fichas de inscrições. 

Se em todas as etapas houver deferimento, o estudante obterá um contrato de Financiamento Estudantil junto ao agente financeiro, que deverá obrigatoriamente ser entregue à CPSA. Somente após isso, será concedido o financiamento nas parcelas por toda semestralidade.

Todos os critérios para obtenção do Fies podem ser verificados na legislação 

 Quem pode aderir ao Fies

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 o ESTUDANTE que, cumulativamente, atenda as seguintes condições:

  1. tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
  2. possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

OBS: O ESTUDANTE somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016.

Requisitos para solicitação do financiamento Fies

Para efetuar sua inscrição no processo seletivo do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br) referente ao segundo semestre de 2016, o ESTUDANTE deverá obrigatoriamente informar:

  1. o seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  2. a sua data de nascimento, conforme o cadastro de Pessoa Física;
  3. endereço eletrônico (e-mail) pessoal válido;
  4. o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento, de acordo com o Cadastro de Pessoa Física, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar, observado o disposto na Portaria Normativa MEC nº 10, de 30 de abril de 2010;
  5. a sua opção de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno;
  6. demais informações solicitadas no site do Fies- Seleção;
  7. compete exclusivamente ao ESTUDANTE cumprir e comprovar o atendimento dos requisitos estabelecidos para concorrer no processo seletivo de que trata a portaria n.º 10/2010 e a Portaria n.º 13 de 11 de dezembro de 2015;
  8. a inscrição do ESTUDANTE no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2016 implicará:
    • (a) a concordância expressa e irretratável com o disposto neste Edital, na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010, na Portaria Normativa MEC nº 9, de 2016, e demais atos normativos do Fies;
    • (b) o consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas no Enem e das informações prestadas no Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico, assim como os dados referentes à sua participação no referido processo seletivo do Fies;
  9. durante o período de inscrição, o ESTUDANTE poderá alterar a sua opção de vaga, bem como efetuar o seu cancelamento;
  10.  para fins do disposto no subitem 1.4. do Edital n.º 64, de 16 de junho de 2016, a classificação no processo seletivo do Fies será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada pelo ESTUDANTE no Fies- Seleção.

Documentos